Transforme uma ideia em um negócio rentável: veja 5 dicas de executivo

blog image
02 Out

Transforme uma ideia em um negócio rentável: veja 5 dicas de executivo


De acordo com Fernando Patara, cofundador da 2Simple, companhia que auxilia com estratégias para o crescimento sustentável de startups, é importante atenção, pois não basta uma boa ideia para garantir sucesso de um negócio. “Existem alguns pontos como planejamento estratégico e estruturação da empresa que são tão importantes quanto a ideia inicial. Por isso, antes de iniciar qualquer atividade prática, é preciso um plano de negócios, que vai ser um guia para a empresa”, explica.

Confira algumas dicas do executivo para alcançar o sucesso:

Monte um planejamento
O plano de negócio é o primeiro passo dessa caminhada. Para abrir um novo empreendimento é imprescindível entender o seu público, seus concorrentes, seu ramo, o quanto você tem de capital e o quanto precisa para começar. A partir disso, é possível analisar e definir estratégias para sua startup.

Conheça o seu público
Primeiramente, defina sua persona. Saber quem é o seu público é de extrema importância, é ele que vai direcionar o seu trabalho. Busque ter um canal de comunicação com ele e se inteire das suas necessidades. Assim, você consegue acompanhar o seu ramo e sempre se reinventar como prestador, atendendo as necessidades de quem realmente consome o seu produto ou serviço.

Conheça o mercado
Existe mercado para sua ideia? As pessoas estão precisando do seu produto ou serviço? Investigue isso. Às vezes, a ideia é genial, mas não para aquele momento. Saiba o que o mercado precisa e quais são suas dores.

Organize suas finanças
Se prepare financeiramente. Antes de ter algum lucro, você terá que investir. É necessário que tenha um capital de giro, um dinheiro para bancar a continuidade do funcionamento da sua empresa. Todo investimento leva tempo para dar resultado. Por isso, tenha paciência. Se a sua ideia ao abrir um negócio for lucro instantâneo, é melhor repensar se o empreendedorismo é mesmo o que deseja.

Invista em comunicação
Se engana quem acha que a comunicação é algo dispensável. Ela facilita a interação com o público final e os processos de troca. Além de divulgar o seu produto e serviço, também é possível avaliar sua recepção no mercado. Dito isso, é importante frisar que a comunicação interna também é bastante relevante. Pois, para que as coisas aconteçam e funcionem dentro da sua instituição, tudo deve estar muito bem alinhado entre você e seus colaboradores.



Fonte: Jornal Viva Cidade News

Subscribe
For Latest Update